quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEMÓRIA ROBERTO PIRES A TODO VAPOR

Nos últimos meses, a Cambuí Produções e a Iglu Filmes desenvolveram várias ações de dinamização do INSTITUTO MEMÓRIA ROBERTO PIRES, lançado durante o Uranium Film Festival Bahia, em setembro de 2011.

Entre as ações deste ano, desenvolvidas pela Iglu Filmes, estão:


- Gravação do documentário O CINEMA FOI A FEIRA
Sinopse: Um filme sobre a feitura do longa-metragem “A Grande Feira”, do cineasta Roberto Pires, realizado em 1961, em Salvador-Bahia.O CINEMA FOI A FEIRA é um documentário que revela os bastidores, as aventuras e desventuras, as histórias que rondaram e rondam entorno da realização do filmeseminal do Cinema Novo Baiano.

- Filmagem do documentário OS FILMES QUE NÃO FIZ
Sinopse: O documentário traz Alexandre Robatto circulando pela cidade de Salvador, visitando locais em que filmou. E, através de poesias, depoimentos, trechos dos seus filmes e de sua própria fala, apresenta-se estagrande homenagem ao pioneiro dos filmes realizados e também daqueles que ocineasta não fez.

- Extra para o DVD de TOCAIA NO ASFALTO restaurado

A equipe da Iglu e Cambuí estiveram no Rio de Janeiro, nesta última semana, gravando comentários de Agildo Ribeiro e Orlando Senna para uma versão comentada do "Tocaia no Asfalto".



- Após saírem do Rio de Janeiro, Aléxis Góis (Cambuí) e Petrus Pires (Iglu) foram a São Paulo, para retirar a película 35mm do filme REDENÇÃO, que começou a ser restaurado em 2009, e apenas este ano ficou pronta. Uma cópia do filme 35mm será entregue na Dimas (em Salvador) e a outra cópia será entre na Cinemateca Brasileira (São Paulo), para salvaguarda.



A partir de maio, a Cambuí começou a produzir, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa, a ação DIÁLOGOS SOBRE CINEMA, que pretende discutir o cinema baiano, brasileiro, e o cinema contemporâneo, estabelecendo um intercâmbio entre produtores e realizadores, críticos, estudantes e membros da imprensa, no primeiro sábado de cada mês, com realização da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Instituto Memória Roberto Pires (MemóriaRP). As sessões ocorrerão nas dependências da ABI, com a capacidade máxima de 120 pessoas.


A primeira exibição será na inauguração da Sala Roberto Pires, na ABI, no dia 2 de junho, às 16h. Cada sessão contará com um convidado especial, que realizará bate-papo sobre a obra, após a sua exibição. Durante o bate-papo, será servido um coffee-break para manter o clima descontraído e propiciar o intercâmbio de ideias e relacionamentos. No debate de estreia, será exibido “Abrigo Nuclear” (1981), de Roberto Pires.


INSTITUTO MEMÓRIA ROBERTO PIRES

O Instituto Memória Roberto Pires (MemóriaRP) iniciou sua trajetória com a produção do curta “Artesão dos Sonhos”, de Petrus Pires e Paulo Hermida, e o lançamento do livro “Roberto Pires, inventor de cinema”, de Aléxis Góis. Com o objetivo principal de trabalhar na preservação e difusão do cinema baiano, o MemóriaRP restaurou o primeiro longa baiano, “Redenção” (1959), e está restaurando os longas “A Grande Feira” e “Tocaia no Asfalto”, todos de Roberto Pires. Os três longas-metragens devem ser lançados em um box comemorativo previsto para o final de 2012. Obras cinematográficas de Alexandre Robatto também estão sendo restauradas pela instituição.

No momento, o MemóriaRP realiza dois curtas relacionados a memória cinematográfica do filme “A Grande Feira”, e do cineasta Alexandre Robatto. O MemóriaRP também realiza sessões de cinema, por meio do Cineclube Roberto Pires, todas as sextas, no projeto Na Ginga do Cinema em Itapoã, em parceria com o Camugerê Capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário