segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resultado Edital Conexão Vivo na Sala do Coro

CONEXÃO VIVO OCUPA A SALA DO CORO COM A NOVA MÚSICA BAIANA

Veja o resultado do edital que seleciona 12 artistas da Bahia que irão se apresentar no TCA de fevereiro a maio
Depois de um período de inscrições, curadoria e votação popular, o Conexão Vivo divulga o resultado dos selecionados do Edital Conexão Vivo na Sala do Coro. Dos 120 artistas baianos inscritos, 11 foram selecionados por curadoria especializada e um artista foi escolhido por votação popular, sendo nove atrações originárias de Salvador e Região Metropolitana e três do interior.
A equipe de curadores foi constituída pelo produtor musical Alê Siqueira, responsável por produções de artistas como Elza Soares, Tom Zé, Arnaldo Antunes, dentre muitos outros; pelo  músico multi-instrumentista, compositor, produtor musical e atual diretor de música da Fundação Cultural da Bahia, Cássio Nobre e o jornalista Luciano Matos, que há mais de dez anos atua na cobertura do cenário musical baiano e brasileiro, especialmente o chamado mercado independente.
Segundo os curadores, o exercício de avaliação exigiu clareza na definição dos critérios de seleção. "Como tivemos não só uma boa quantidade de inscritos, mas muitos artistas novos de qualidade, optamos por dar uma atenção especial para nomes novos ou aqueles que possuem poucos lançamentos e oportunidades dentro desse mercado. Muitos outros artistas mereciam estar entre os escolhidos, o que só demonstra um cenário rico e fértil neste universo da música feita na Bahia", esclarece Matos em nome da comissão de seleção.
As atrações selecionadas pelo grupo de profissionais do setor da música e pelo público para integrar a rede do Conexão Vivo são:
Cabelo de Serpente - Juazeiro - Em 2005, veio a ideia de  formar uma banda que explorasse ritmos como maracatu, coco, maculêlê. Hoje, 7 anos depois, o grupo já conta com 16 músicas autorais e prepara-se para lançar o primeiro álbum da banda, intitulado Que lua é essa?.
Gutemba - Vitória da Conquista - Cantor e compositor popular, seu trabalho incorpora gêneros variados e representativos da música brasileira, com um repertório que inclui obras próprias, parcerias e de outros artistas. Utiliza-se de temas que vão do universo cultural regional ao estrangeiro, do rural ao urbano, e do litoral ao sertão.
Humberto Monteiro - Salvador - Sempre com o propósito de desenvolver e divulgar a música de concerto para percussão, Humberto está entre o erudito e popular, a mirar Stravinsky, Luís Gonzaga, John Cage, Dorival Caymmi, Mozart, Jimi Hendrix. Músico de orquestra, com o rock e a toré nos pés, o frevo e Bolero de Ravel nas mãos.
Mestre Lourimbau - Salvador - Arte de Mestre Lourimbau é mostrar ao público as fusões dos toques clássicos da capoeira com a MPB e o jazz. Além do berimbau como lead-instrument, a substituição da tradicional bateria do jazz pelo set percussivo traz a cadência ancestral das raízes afro-baianas.
Maglore - Salvador - Com uma mistura de rock e música brasileira, a Maglore ocupa um lugar cativo nos festivais da cena independente nacional. As influências ficam claras no primeiro EP do grupo Cores do Vento (2009) e seguem no álbum Veroz (2011), grande sucesso de público nos shows e na internet.
Marcela Bellas - Salvador - Cantora e compositora, faz parte da nova geração da música pop brasileira, sendo reconhecida por seu timbre particular, canções leves e estilo pop romântico. Em 2009, lançou seu primeiro álbum solo, Será que Caetano vai gostar?, resultado de uma parceria com o baiano Tadeu Mascarenhas e o paulista Rovilson Pascoal.
Nana - Salvador - Intimista, mas também dançante, o show de Nana conta com um repertório equilibrado entre músicais autorais e covers. Nana e João se revezam no palco entre piano, teclado e guitarra, acampanhados de bases pré-editadas e reproduzidas eletronicamente.
Pedro de Rosa Morais - Salvador (SELECIONADO POR VOTAÇÃO POPULAR) - Cantor e ator, atua na cena baiana desde os 20 anos. Dedicou-se ao show solo As rosas não falam - 100 anos de Cartola, em homenagem ao centenário do  artista carioca. Em seu novo trabalho, De Bossas e Sambas, apresenta um projeto autoral revelando as influências desses estilos em novos compositores.
Quixabeira de Lagoa da Camisa - Feira de Santana - Sambas-de-roda, chulas, samba martelo, batuques, reisados e cantigas de roda são os ingredientes que compõem a diversidade musical do sertão baiano, representados pelo Grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa. Reunidos desde 1991, passam para os mais jovens a continuidade das suas manifestações culturais como forma de transmissão e preservação da sua cultura.
Sanbone Pagode Orquestra - Salvador - Saxofones, trompetes e trombones são apenas alguns dos instrumentos da orquestra de 25 músicos. De batuta na mão, o maestro Hugo Sanbone comanda a execução de imponentes e elaboradas sinfonias de pagode.
Soraia Drummond - Salvador - Cantora, compositora e multi-instrumentista, tem seu show  marcado por muita energia e grande variação de timbres vocais, mesclando música brasileira e jamaicana com muita personalidade.
Vandex - Salvador - Experiente cantor e compositor, foi baixista da lendária Úteros em Fúria nos anos 90, influência para artistas como a cantora Pitty, que gravou uma de suas composições no seu DVD de estreia. Vandex é romantismo cafona, catarses percussivas, bossas tortas, acid boleros e muito, muito rock sem firula.
ABERTURA TEMPORADA 2012
Além dos selecionados, os shows do Conexão Vivo na Sala do Coro contarão também com artistas convidados. A abertura da temporada 2012 será realizada em 29 de janeiro com Lucas Santanna convidando Moraes Moreira, além das apresentações dos grupos O Quadro (Ilhéus) e Dubstereo (Salvador), às 18h. Ingressos serão vendidos na bilheteria do TCA – R$20 (inteira), R$10 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário